O som conceitual da banda Radiohead

05.04.2018

A banda Radiohead nasceu em 1985 em Oxford, na Inglaterra. Originalmente a banda chamava-se “On a Friday”. Após críticas, mudaram seu nome inspirados na música da banda Talking Heads. Seu primeiro álbum, Pablo Honey, foi lançado em 1993 e teve influências no movimento “Madchester” que surgiu na Inglaterra e mistura o rock alternativo, psychedelic rock e dance music. O álbum teve influências da banda Nirvana e foi produzido pela Capitol Records. Conta com hits como “Creep”, “Anyone can play guitar” e “Stop Whispering”.
 

 

 
Após o sucesso do Segundo álgum, “The Bends”, que superou Pablo Honey, a banda buscava inovar e criar um álbum totalmente diferente dos anteriores. Assim nasceu “Ok Computer” em maio de 1997, que foi o álbum divisor de águas. Após seu lançamento, a banda se consolidou no Mercado musical recebendo ótimas críticas e em 9 meses vendendo quase 10 milhões de cópias no mundo.

 

O álbum “Ok Computer” mantém a base do Britpop, acrescentando camadas sonoras que dão ao álbum um som futurista, espacial. 80% do álbum foi gravado ao vivo, sem overdubs. Experimentações sonoras, ecos, subjetividade, harmonias opostas: “Ok Computer” marca a transição estética da música popular inglesa, do Britpop tradicional para um som melancólico e atmosférico.

  

Com críticas sociais e políticas, os temas do álbum permeiam a tecnologia, morte, transporte, loucura, globalização, consumismo desenfreado, desconexão social e estagnação política, tornando-o um álbum mais artístico e menos comercial, porém consolidando o particular estilo conceitual e único.

 

Curiosidades: Os fãs dizem que os álbuns “Ok Computer” e “In Rainbows” se completam quando escutados alternando as músicas, mas a banda nunca confirmou o fato. Ed O’Brien disse que o vocalist Thom queria que o álbum “Ok Computer” tivesse cada uma das suas 12 músicas com uma voz diferente. Acho que conseguiu, não é?

 

 

 

A banda se apresenta no Brasil nos dias 20/4 no Rio de Janeiro e no dia 22/4 em São Paulo e você pode ir NA FAIXA participando da nossa promoção. Ganhe um par de ingressos para o show em São Paulo no dia 22/4 e mais um par de sapatos Villione para curtir com muito estilo. Clique aqui. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 VILLIONE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round