Tudo que você precisa saber sobre ternos

10.05.2018

 

O terno é o conjunto mais tradicional da moda masculina. Sobreviveu por gerações e tendências, se reinventou e hoje é sinônimo de bom gosto e item necessário em qualquer guarda roupa masculino. Porém, é necessário seguir algumas regras para que você esteja bem vestido e elegante. Vamos te ajudar nessa.

 

 

1 – Tipo de corte

 Existem três tipos de cortes diferentes, cada um se adapta melhor a um estilo e tipo físico. O Corte Italiano é mais acinturado, com mangas estreitas, justo no peito, mas não grudado no corpo, calça de cós baixo, ombros bem estruturados, lapelas largas em format notched, cintura do paletó mais justa, bolso sem aba, sem fendas na parte traseira do paletó. O Corte Inglês é mais solto e levemente acinturado, com a calça ajustada ao corpo. Os ombros são menos estruturados, lapelas finas em formato notched, bolsos com abas e 2 Fendas traseiras. O corte Clássico ou Americano tem caimento reto e confortável, ombros com estrutura moderada, lapelas notch ou peak, ligeiramente acinturado, bolsos flap ou slash e apenas uma fenda.
 

2- Ajuste

Um terno bem ajustado faz toda a diferença no visual e evita deformar a silhueta. Por isso, a dica é procurar um bom alfaiate ou costureiro para fazer ou ajustar seu terno. A ombreira não pode ultrapassar a linha dos ombros e o terno deve cobrir o zíper da calça. Você deve conseguir deslizar a mão entre seu peito e o casaco abotoado, sem muito espaço sobrando. Não se esqueça de ajustar a calça também! Para um visual mais moderno, a calça deve ser da altura do topo do calçado. Já para os mais conservadores, a calça deve cobrir o topo e os laços do calçado.

 

3- Cor

A cor do seu terno depende muito da ocasião. Em eventos refinados, o preto é a cor ideal. Se é o seu primeiro terno, recomendamos comprá-lo no cinza, chumbo ou azul por serem cores mais versáteis. Cores claras são usadas em ocasiões mais casuais ou em climas quentes.

 

4- Abotoamento

Os ternos de botões únicos são mais casuais. Já ternos de 2 ou 3 botões são mais formais e ideais para traje de negócios. Sempre siga a regra de abotoamento da imagem acima! Dica: Lembre-se de sempre desabotoar seu terno ao sentar, ou pode danificar os botões. 

 
5- Meias 

A meia deve ser longa o suficiente para não mostrar a pele quando você senta ou cruza as pernas. Nós fizemos o guia completo das meias onde você pode aprender mais sobre cores, estampas e como combiná-las. Confira aqui. 

 

6- Gravatas e cintos 
A gravata deve sempre ser mais escura que a camisa, com exceção da camisa preta. Ela deve ser menor ou igual à altura do cós das calças. O cinto deve ser fino e da mesma cor do sapato. 

 

7- Dicas Finais 

Se o clima estiver muito quente ou você transpirar muito, coloque uma camiseta por baixo da camisa. Lembrando que ela não deve aparecer! Se estiver frio, aposte no colete e mantenha sempre o último botão do seu colete desabotoado. 

 

Agora que você já sabe tudo sobre ternos e suas regras, é só aproveitar as ocasiões especiais para combiná-lo com um clássico Villione. OxfordBrogueDerby... Choose and be a classic! 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 VILLIONE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round