Conheça a história do Jazz, o ritmo que mudou o mundo.

De onde vem essa batida

Para um desavisado o jazz pode parecer desordeiro ou transgressor, mas o ritmo que nasceu no começo do século XX em New Orleans, Louisiana, está muito mais perto de uma celebração e uma elevação da cultura do que qualquer outro adjetivo.

Essa manifestação musical tem sua origem no legado religioso afro-americano e no blues. Os seus primeiros acordes puderam ser ouvidos no bairro de Storyville, em pequenos bares conhecidos como Honk Tonks.

As vozes poderosas, os metais impecáveis e os improvisos levaram o jazz para o mundo, saindo de New Orleans, chegando em Chicago com o virtuoso Louis Armstrong, passando pelo Harlem em New York, o jazz ganhou o mundo e se diversificou.

Os três reis Louis Armstrong

Quem nunca ouviu falar em Louis Armstrong, uma lenda do jazz, provavelmente não é desse planeta. O trompetista tem sua primeira gravação no ano de 1917 e é chamado por alguns por "a personificação do jazz".

Miles Davis

Outro trompetista incrível, Miles Davis também foi um marco na história do estilo musical já que criou o subgênero do jazz, o cool jazz. Em 1959, Davis, lança seu álbum mitológico, Kind of Blue e entra de vez para a história.

John Coltrane

John Coltrane o grande sax tenor de todos os tempos foi um gigante na música, tanto que sua influência ultrapassa o jazz, chegando ao rock e à música erudita. Um curiosidade desse mestre do sax foi que ele participou em 1955 da banda de Miles Davis, saindo um pouco após devido ao seu vício em heroína.

A expansão do Jazz - Gêneros

Swing

O Swing começou perto de 1930 e é caracterizado por suas orquestras e ritmo dançante. Além disso ele possui uma batida menos acentuada e alto nível técnico.

Bebop

O Bebop surge logo após a Segunda Guerra, em 1945, em contraponto ao Swing. No Bebop as grandes orquestras dão lugar aos solistas e as bandas menores. Porém o nível alto técnico continua, afinal o estilo é cheio de ângulos e saltos.

A curiosidade do nome Bebop é que ele e uma onomatopéia que os cantores faziam ao imitar seus instrumentos. Charlie Parker e Dizze Gillespie são os fundadores do estilo.

Cool Jazz

O estilo do gigante Miles Davis é caracterizado pelo seu ritmo mais lento e introspectivo, com pausas maiores e solos de arrepiar.

Acid Jazz

O jazz e suas variações continuam a evolui até hoje, e nesse movimento nasce o Acid Jazz, um gênero musical que combina elementos do soul, jazz, funk e disco com batidas em loop. Nesse estilo um grande artista é Jamiroquai.

Mulheres no Jazz

Grandes mulheres também dominaram o gênero, entre elas, Mari Lou Williams, Sarah Vaughan e a sensacional Nina Simone. Que além de compositora, pianista e intérprete foi uma grande ativista dos direitos civis dos negros nos EUA.

Jazz e Moda

A moda também muito influenciada por esse estilo, nos anos 20, a liberdade do jazz reverberou na moda. As mulheres abandonaram os espartilhos e começaram a usar vestidos mais soltos e braços à mostra. Já os homens usam a moda como ferramenta para criticar a escravidão e o preconceito da sociedade.

Depois de tudo isso é fácil perceber a importância do jazz, afinal essa expressão musical não só fez parte da história da música, mas também mudou a história da humanidade.

#villione #classico #beaclassic #atemporal #reunião #negócios #estilo #moda

© 2017 VILLIONE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round