Decoração: O estilo Escandinavo voltou com tudo!

19.10.2018

A Escandinávia é uma região localizada ao norte da Europa que abrange os países Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia. É a terra dos castelos, Vikings, a terra de Thor e Odin, com uma natureza exuberante e seus famosos fiordes. Com estações bem definidas e um inverno longo e rigoroso, os Escandinavos passam uma garnde parte do tempo dentro de casa, por isso ela deve ser aconchegante e bem iluminada. 

 A cultura Escandinava preza pelo contato com a natureza, a maioria das suas cidades são próximas a rios, montanhas e lagos. No longo inverno, os países da Escandinávia recebem pouca luz solar. Cidades mais ao norte recebem menos de 1h de luz solar, ao contrário do verão, onde ocorre o famoso fenômeno do “sol da meia noite”. Por isso, a arquitetura Escandinava preza por grandes janelas, cores claras e divisórias de vidro.

 

Arquitetura
 

O estilo Escandinavo é bem específico e preza pela simplicidade e minimalismo. Cores neutras e linhas sóbrias são aliadas a objetos práticos, duráveis e cheio de design. As casas Escandinavas são claras, com grandes janelas e portas de vidro, permitindo que a luz natural entre e seja refletida pelas paredes. O estilo preza por materiais mais naturais, como a madeira, cimento e concreto por também terem cores neutras.

Iluminação
 

A iluminação faz toda a diferença! Aposte na luz natural o máximo possível, mas à noite é essencial que sua casa seja bem iluminada. Nos cômodos mais intimistas, invista em luzes amarelas para dar um ar mais aconchegante. Já nos outros ambientes, como a cozinha, invista emu ma iluminação difusa com lâmpadas de luz branca de boa intensidade. Luminárias são bem vindas e devem ser posicionadas em locais específicos, como escritórios ou ao lado do sofá para momentos de leitura.

Decoração
 

Como a predominância é de tons claros, a decoração é importante justamente para dar contraste. É possível usar cores mais escuras, como chumbo e preto, ou até mesmo cores vivas. Normalmente utiliza-se tons pastéis como rosa, azul e tons terrosos. Também fica incrível combinar elementos mais rústicos e industriais como escadas, canos e fios aparentes (com cuidado para não parecer bagunça).

Opte por itens minimalistas e funcionais, não se esqueça que a simplicidade é a palavra chave deste tipo de decoração. Tapetes, mantas e almofadas são bem vindas! Dê preferência a materiais como couro, linho e pelos para criar um ambiente mais aconchegante. Invista em objetos que reflitam sua personalidade como livros, fotos, quadros.

A vegetação também está sempre presente tanto na decoração quanto fora dela, por isso invista em vasos de chão ou de parede e, se possível, um jardim de inverno. O ideal são plantas que não precisam de luz solar direta, para isso conte com a ajuda de um paisagista. Só cuidado com os exageros!

O minimalismo da Decoração Escandinava encanta e inspira. Mas claro, sua casa tem que refletir sua personalidade. Então, use de inspiração e adapte estes elementos para a sua realidade. Você pode começar devagar, com mudanças na decoração, e aos poucos ir adaptando à sua realidade. Lembre-se que menos é mais, e praticidade é regra!


 

 

 

 

 

 

 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 VILLIONE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round