Próxima parada: Portugal

26.10.2018

Viajar é incrível! Não tem nada melhor que sair da sua rotina e conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes. Mas sempre fica em dúvida, qual lugar? O que preciso saber? Quanto vou gastar? Por isso a partir de agora vamos te ajudar a escolher os melhores destinos para você aproveitar o melhor da vida. E para começar nosso tour, o primeiro destino é Portugal. Vamos revisitar os nossos colonizadores e entender um pouco mais da história deste país e também do Brasil.

Defina o destino – Porque Portugal?

O primeiro passo de qualquer viagem é definir o destino. E porque sugerimos Portugal? O país é incrível e respira cultura, desde as ruas e construções antigas até a culinária e o famoso Fado - música típica de Portugal. Outro fator atrativo são os preços bem mais baixos comparados com outros países Europeus. O país é repleto de museus e os portugueses são super amáveis, receptivos e falam a nossa língua!

 

Datas

O primeiro passo da sua viagem é definir as datas. O essencial é ter uma disponibilidade de pelo menos 15 dias para poder curtir e absorver melhor a cultura do local. Mas, claro, nada te impede de fazer um roteiro menor. Só não pode deixar de ir! Leve em consideração viajar na baixa temporada, onde os preços são mais baixos e não há tantos turistas nas ruas. A baixa temporada vai de 15 de março a 31 de maio e 16 de agosto a 30 de novembro.

 

Clima

Se você sabe que não gosta de frio, fique atento ao inverno. Portugal, assim como os países Europeus, tem as 4 estações bem definidas. O outono começa no dia 21 Setembro e vai até 20 Dezembro, já o Inverno vai de 21 Dezembro até 20 Março. A primavera e o Verão tem o clima mais ameno e dá até para curtir uma praia. A primavera vai de 21 Março até 20 Junho, e o verão de 21 Junho até 20 Setembro.

 

Passagens

Definidas as datas e qual clima te agrada mais, é hora de comprar suas passagens! Essa parte exige mais pesquisa e tempo, já que para conseguir um bom preço será necessário acompanhar os preços das passagens por um tempo. O ideal é comprar suas passagens entre 4 e 6 meses antes da sua viagem.


Hoje em dia, vários sites te ajudam a buscar o melhor preço fazendo pequenos ajustes em suas datas. Então dedique um tempo para pesquisar em diversos sites e em datas um pouco diferentes. Vale também conferir se você tem milhas ou pontos disponíveis para usar na compra. Se cadastrar no site das companhias aéreas e segui-las nas redes sociais te ajuda a ficar de olho em promoções.

 

Para ficar de olho nas passagens, indicamos o app Kayak. Nele, você consegue criar alertas de preço e o app te avisa quando o valor cai. O Skyscanner também é incrível e te ajuda a comparar preços das passagens em diferentes companhias aéreas e sites.

 

Orçamento

Defina seu orçamento. A partir deste orçamento total, estabeleça um limite de gastos diário. Depois, fique de olho nas oscilações de câmbio e vá comprando aos poucos. O maior erro que as pessoas normalmente cometem é deixar para comprar na última hora, porque elas ficam à mercê do câmbio daquele dia. O segredo para economizar é planejamento.

 

Objetivo

Já parou pra pensar em qual o seu objetivo nesta viagem? Pode ser uma viagem mais romântica, para descansar, turistar, explorar novos lugares… Definir o objetivo ajuda a montar o roteiro e se planejar, e no fim você acaba economizando.

 

Roteiro
Definindo seu objetivo, é hora de preparar o roteiro, que é a parte principal de sua viagem. Separamos algumas dicas de lugares para conhecer em Portugal, confira:

 

- Norte de Portugal:

                           Foto: Cidade do Porto

 

Cidade do Porto – sugerimos conhecer o centro antigo e a Vila Nova de Gaia. Explore a região à pé para descobrir os lugares históricos. A Sala Árabe no Palácio da Bolsa vale a visita, e o teleférico da Ponte D. Luís VI custa 5 euros e tem uma vista incrível.

Região do Rio Douro – O trajeto de 30km entre Peso da Régua e Pinhão é repleto de vinícolas. Recomendamos fazer este trajeto de carro para ir parando nos lugares, mas há excursões de barco que saem do Porto.
Guimarães – A cidade é super romântica e cultural! Visite o Paço dos Duques, suba no teleférico de Guimarães e visite o Santuário da penha. A vista é incrível!

 

Nazaré – Você quer praia @? Então você precise visitar Nazaré. As ondas de lá são grandes e fortes, se quiser dá até pra pegar onda, senão, vale a pena visitar as praias e também conhecer o Forte São Miguel Arcanjo.

Coimbra -  A cidade é famosa pela sua Universidade, que é ponto de parada obrigatória. Um dia é suficiente para conhecer a cidade toda. Para saber mais sobre a história da coroa portuguesa, visite a Quinta das Lágrimas.

 

Fátima - A cidade é destino de uma das paiores peregrinações cristãs do planeta no Santuário de Fátima. Nos dias 12 e 13 de maio acontece a Procissão das Velas e Procissão do Adeus, se estiver por lá vale a parada.

 

- Centro de Portugal:

                           Foto: Lisboa

 

Lisboa – No centro da cidade tem milhares de Tuk Tuks, aqueles carrinhos típicos da Tailândia. Você pode conhecer o centro da cidade com eles, começando pelo Róssio até a Praça do Comércio. Vale a pena conhecer o Elevador de Santa Justa, o bairro de Alfama e os mirantes mais altos da cidade.
 

Belém – A cidade dos famosos Pastéis de Belém! Experimente também o bolinho de bacalhau. Dá para conhecer os principais pontos turísticos à pé: Monumento dos Descobrimentos, a Torre de Belém, CCB (Centro Cultural de Belém) e Mosteiro dos Jerônimos. Você pode almoçar ou jantar no Mercado da Ribeira, um lugar moderno e decolado com alguns dos melhores restaurantes da cidade. O Mercado fica na parade de ônibus Cais do Sodré.

Sintra – A cidade fica a 30 minutos da capital e a visita é indispensável! Conheça o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira. Experimente o travesseirinho de Sintra e contemple o pôr do sol no Cabo da Roca.

 

Cascais e Estoril – O Mercado Vila de Cascais tem restaurantes incríveis e é ao ar livre. Conheça também a praia do Guincho de bicicleta, saindo pela ciclovia que tem no centro de Cascais.

 

- Sul de Portugal:

                           Foto: Algarve
 

Setubal – A 50 km da capital fica o Parque Nacional da Arrábida, parada obrigatória! Vale conhecer a Costa Vicentina ao sul de Lisboa e ir até Algarve. Uma praia mais bonita que a outra!

Costa Vicentina – Esta região possui as praias mais conservadas e inexploradas do país. Explore as praias da região como Odeceixe e Vila Nova de Milfontes.

Algarve – A região é conhecida pelas praias maravilhosas e formações rochosas. Acorde cedo e visite a praia do Beliche. Depois visite o Farol de Sagres e a Fortaleza. Indispensável fazer o passeio de barco que sai da cidade de Lagos e vai nas grutas e cavernas que levam até a Ponta da Piedade. O barco sai da Marina de Lagos.

Évora – O centro histórico de Évora é parada indispensável por ser Patrimônio Cultural da UNESCO. A cidade é uma das mais antigas do país. Visite o Templo da Diana, Catedral da Sé, Praça do Giraldo e a sinistra Capela dos Ossos dentro da Igreja de São Francisco.

 

Reservas

 

Depois de montar seu roteiro, é hora de fazer as reservas. Comece pesquisando os hotéis. É uma escolha muito pessoal, pois cada um tem um critério para escolher o hotel ideal, mas leve sempre em conta a localização. As vezes o hotel tem um preço atrativo mas é longe das principais atrações, então o custo do transporte fica mais alto e pode não compensar.

Então a dica é escolher 3 hotéis que te agradem e ir pesquisando o preço em diferentes sites. Em seguida, leia opiniões dos outros hóspedes e confira se os horários de check in e check out são compatíveis com seus horários de chegada e saída.


As dicas valem também para o AirBnB, aplicativo que está fazendo um grande sucesso entre os viajantes. É uma ótima opção para te conectar ainda mais com a cultura do país e conhecer novas pessoas, já que você tem contato com o anfitrião ou dono da casa.
 

Depois de reservada a acomodação, compre ou reserve seus ingressos para as atrações que vai visitar. É sempre bom comprar os ingressos antes e evitar que eles se esgotem ou pegar filas imensas. Você pode fazer isso pela internet.

 

Transporte

Descobrir como funciona o transporte público de cada lugar é como montar um quebra cabeças, mas vale a pena! Com um pouco de pesquisa, dá pra se virar bem. Mas se não quiser usar o transporte público, você pode usar táxis ou Uber.

Se o seu roteiro exigir ou você preferir alugar um carro, pesquise as opções em diversos sites agregadores. Um detalhe importante é verificar se o país de destino exige Carteira de Habilitação Internacional. Caso exija, é só entrar no site do Detran, pagar uma taxa e marcar uma data para buscá-la.

 

Seguro Viagem

 

Esse é um item super necessário em caso de emergências. Em alguns países, inclusive, ele é obrigatório, então vale verificar antes. Faça várias cotações tanto online quanto offline, baseado nas datas da sua viagem, país e as atividades que serão realizadas (esportes radicais encarecem seu seguro). Imprima a apólice do seguro e leve-a com você.

 

Fechando o roteiro

Com todas as informações de voos, transporte, acomodação e pontos de interesse, é hora de fechar o roteiro. O roteiro não precisa ser restrito, mas tente preencher os horários ociosos com atrações ou lugares para se conhecer, assim você consegue aproveitar ao máximo sua viagem.

 

Apps que podem te ajudar

O Google Maps será seu principal aliado. Localize os lugares que você quer visitar no mapa e salve-os. Assim, você consegue ter uma visão geral e saber quais são próximos um do outro para economizar tempo. Não se esqueça de baixar os mapas do país que você vai visitar, assim você pode consultar e conseguir direções offline.
 

O TripAdvisor te ajuda a localizar atrações e restaurantes bem avaliados pelos usuários de acordo com sua localização. Outro app que pode ajudar os Veganos e Vegetarianos é o Happy Cow, que localiza restaurantes e lojas.
 

Para te ajudar com o transporte, baixe o Rome2Rio, que calcula os possíveis deslocamentos por vários meios de transporte e quanto cada um vai custar. Te garantimos que vai te ajudar demais.

Para fazer a conversão de moedas, recomendamos o Oanda, que inclui também as taxas cobradas pelos bancos.

 

 

Checklist Final

Ufa, finalmente está chegando a hora da sua viagem! Partiu fechar a mala e acertar os detalhes finais. Confira nosso checklist:

- Passaporte (com mais de 6 meses de validade)
- Visto (caso necessário)
- Cópia colorida do passaporte (caso você perca o original)
- Documento com foto
- Imprimir reservas de hotel, ingressos das atrações, voucher do aluguel de carros, apólice do seguro viagem
- Contato do consulado Brasileiro mais próximo no seu destino
- Carteira de vacina internacional
- Remédios de uso contínuo, receitas de medicamentos

 

É hora de seguir nossas dicas e preparar sua próxima viagem para Portugal, ou até mesmo outro destino. O importante é aproveitar, conhecer novas culturas e sair da sua zona de conforto. Explorar é preciso, e não tem nada mais legal que planejar uma viagem. Hit the road, Jack!
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 VILLIONE. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • YouTube - Black Circle
  • b-facebook
  • Instagram Black Round