Produtividade em alta: Adote novos hábitos em 2019


Você não consegue manter o foco como deveria? Conheça técnicas para aumentar sua produtividade em 2019!

Você teve um 2018 um pouco desanimado? Acha que sua produtividade não foi tão boa quanto deveria? Pois é, muitos profissionais de alto escalão tem tido essa mesma impressão. A alta carga de trabalho e de responsabilidades faz com que gestores sintam que não estão rendendo como o esperado.

Se você acha que a sua rotatividade está aquém do que deveria, deve investir em novas atividades que possam deixar o dia a dia otimizado. Neste post, preparamos algumas dicas que vão auxiliar você nessa mudança de rotina — desde atividade física até as básicas anotações de tarefas diárias. Confira:

Alta produtividade: conheça técnicas que vão mudar a sua rotina

Veja atividades e recursos que vão deixar seus dias em 2019 muito mais produtivos:

Yoga

A yoga é uma atividade milenar que traz inúmeros benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Além de deixar o sistema imunológico mais forte, melhorar a flexibilidade e fortalecer músculos, ela auxilia sua produtividade, acredite.

Isso acontece porque os exercícios e a meditação auxiliam na manutenção do foco, na retenção de memória e até mesmo no QI. Além disso, um corpo saudável trabalha muito melhor.

Mindfulness

Mindfulness (ou atenção plena) é um estado de total consciência que ajuda a atingir mais produtividade em todos os âmbitos da sua vida. Ele une técnicas de meditação a exercícios para, com a ajuda da respiração, ensinar os adeptos a ter foco no presente.

Ao reparar nos seus sentidos, no seu corpo, na sua respiração e na formação de seus pensamentos, você começa a ter mais atenção às suas atividades. Com práticas simples e contemplativas, você melhora sua rotina, a produtividade e começa a ter dias mais significativos.

5 am club

Você já ouviu falar no clube das cinco? É assim que se chama o grupo de pessoas que resolve, por livre e espontânea vontade, acordar às cinco da manhã todos os dias. É inspirado no livro “5 am Club”, de Robin Sharma. Líderes como Tim Cook (Apple), Richard Branson (Virgin) e Robert Iger (Disney) são adeptos da prática.

No entanto, não é apenas acordar por acordar: é preciso ter uma rotina bem definida pela manhã. Pode ser tomar um café da manhã de qualidade, ler o jornal, meditar, fazer exercícios físicos, revisar as atividades do dia, preparar-se para uma tarefa importante do dia. Aqui, a regra é aproveitar as horas silenciosas com tarefas produtivas, que vão agilizar seu dia a dia.

Bullet journal

Anotar as suas tarefas diárias é essencial para manter a produtividade. Afinal, o risco de que você se esqueça de alguma tarefa é grande. A agenda já é clássica e, hoje, muita gente adota o planner. Porém, algo que pode auxiliar bastante na sua rotina é o bullet journal.

Criado por um designer chamado Ryder Carroll, o bullet journal mistura a agenda com um caderno de anotações com mais recursos. Mais do que isso: ele é um sistema de organização que, embora você possa comprar em uma papelaria, pode fazer o seu por conta própria. É só comprar um caderno, uma caneta e colocar a mão na massa.

O BuJo (como é carinhosamente chamado) tem índices de curto, médio e longo prazos para que você coloque seus objetivos e tarefas anuais, mensais, semanais e diárias. Com isso, você consegue adiantar atividades, manter o foco e, ainda por cima, fazer um trabalho manual.

Técnica pomodoro

Amiga dos concurseiros, a técnica pomodoro já é muito conhecida por quem deseja começar a produzir rapidamente. Para começar, tudo o que você precisa é de um cronômetro e foco.

Se tem uma tarefa que precisa ser cumprida naquele dia, coloque o cronômetro para marcar 25 minutos. Você vai produzir o necessário naquele tempo e descansar por 5 minutos. Faça isso até a tarefa terminar e veja o quanto você rendeu.

Como você viu, é possível alcançar mais produtividade com técnicas simples e altamente eficazes. Elas não só auxiliam sua vida profissional, como também a pessoal. Outra forma de manter seu dia a dia otimizado é cuidando de sua saúde: alimente-se bem, beba muita água e pratique atividades físicas. Você vai notar a diferença em pouco tempo.

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